quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SISTEMA HIDRÓFORO

ÍNDICE


CAPÍTULO I – DEFINIÇÃO BÁSICA

CAPÍTULO II – COMPONENTES
II.1 – Bombas Centrífugas
II.2 – Tanque hidróforo de água doce
II.3 – Bomba centrífuga circulação de água quente
II.4 – Tanque de água quente e aquecedor
II.5 – Tanque de água quente de armazenamento de água doce
II.6 – Câmara de esterilização
II.7 - Redes e acessórios
II.8 - Sistemas de automação e controle

CAPÍTULO III – MODO DE OPERAÇÃO DO SISTEMA HIDRÓFORO

CAPÍTULO VI – CONCLUSÃO

CAPÍTULOS


CAPÍTULO I – DEFINIÇÃO BÁSICA

O sistema hidróforo é um sistema hidropneumático responsável pelo envio da água dos tanques da praça de maquinas para todas as acomodações e todos os serviços domésticos de bordo. È composto pelas fases de distribuição de água doce, aquecimento de água para os sistemas de água quente e tratamento/filtração da água para a retirada de impurezas e bactérias.

Este sistema para ser eficiente, deve ter as seguintes propriedades:
  • Capacidade de fornecer toda a água necessária, tanto para a habitabilidade dos tripulantes à bordo, quanto para os serviços da casaria;
  • Manter o sistema a uma pressão constante em todos os locais por onde as redes de água passarem.
Este sistema tem a sua razão de existência em função da impossibilidade de se colocar uma caixa d'água no tijupá ou em qualquer outra parte superior da super estrutura, pois isto prejudicaria a estabilidade da embarcação aumentando a possibilidade de um emborcamento da mesma.



CAPÍTULO II – COMPONENTES DO SISTEMA:
II.1 - Bombas centrífugas:
Geralmente, o sistema hidróforo é composto por duas bombas, uma principal e outra secundária. Esta redundância se faz necessária a fim de evitar a interrupção do sistema em razão da parada da bomba principal por motivo de falha, defeito ou manutenção. Em alguns navios podem haver outras bombas de alimentação em decorrência do projeto e da especificidade da embarcação.

Estas bombas são acionadas por motor elétrico e são responsáveis por transferir água doce dos tanques de armazenamento para o tanque hidróforo. Sua pressão de operação e sua vazão devem ser suficientes para encher o tanque hidróforo até o nível recomendado.


II.2 - Tanque hidróforo de água doce:

O sistema possui pelo menos um tanque de água doce, onde em seu interior estarão a água e o ar sobre pressões de trabalho de onde será enviada a água para o consumo à bordo. Sua função é evitar que a bomba de água fique em operação de forma ininterrupto. Este tanque deve ser capaz de suprir todo o consumo a bordo e de pressurizar o sistema de tal forma que todos os decks recebam esta água.

Este tanque deve ser preenchido com 2/3 de água e 1/3 de ar e sua pressão interna de trabalho deve estar entre 3,5 e 5 kgf/cm² , pois uma pressão abaixo de 3,5 kgf/cm² não é suficiente para enviar a água para todos os decks e acima de 5 kgf/cm² poderão haver danos as redes e conexões e ferimentos nos tripulantes que estiverem usando o chuveiro, por exemplo.

Este tanque pode ser horizontal ou vertical, dependendo do projeto, sendo que nos navios este tanque costuma ser horizontal.


II.3 - Bomba centrífuga circulação de água quente:

Geralmente é uma única bomba, podendo ser em maior número, que aspira a água quente do tanque de agua quente e descarrega para os consumidores domésticos e de serviço.

II.4 – Tanque de água quente e aquecedor:

Este tanque também é alimentado pelo tanque de água doce. Faz parte do conjunto de aquecimento de água de consumo. O aquecedor é chamado em inglês de boiler e o seu aquecimento é feito através de serpentinas e resistências elétricas ou das chamadas de um maçarico existente no próprio aquecedor. Alguns projetos também utilizam vapor proveniente de uma caldeira ou até mesmo o calor proveniente da água de resfriamento do óleo lubrificante dos motores de combustão principais.

Este sistema de aquecedores deve ser capaz de manter a água a uma temperatura entre 50º C e 60º C. Uma bomba de recirculação é responsável por manter a água em movimento por todo o sistema a fim de manter a temperatura dentro do estabelecido.

Assim como no tanque de água potável, o tanque de água quente pode ser horizontal ou vertical, sendo que nos navios este tanque também costuma ser horizontal. Sua pressão de operação também é entre 3,5 e 5 kgf/cm².


II.5 - Tanques de armazenamento de água doce:

Seu número varia em função do projeto de cada embarcação, podendo receber água tanto de fornecedores de terra quanto do grupo destilatório.

A principal preocupação com respeito a este tanque é com a sua limpeza e com a qualidade da água potável recebida. Ao menor sinal de contaminação toda a água contida no tanque deve ser descarregada e o tanque limpado imediatamente. Outra ação que se faz necessária nestas ocorrências é o envio de uma amostra para análise em um laboratório a fim de descobrir qual o tipo de contaminação e suas prováveis causas.


II.6 – Câmara de esterilização:

Sua função é eliminar todas as bactérias e/ou contaminação biológica que possam haver na água. Seu princípio de funcionamento pode se basear tanto na utilização do processo de osmose reversa quanto em um sistema de lâmpada ultravioleta, ou numa mistura dos dois, dependendo do projeto.

Este sistema é composto por uma unidade de cloração, uma unidade de decloração e filtro mineralizador. Esta unidade deve ser instalada no sistema de distribuição de água doce, após a bomba ou tanque hidróforo.


II.7 - Redes e acessórios:

Composto por redes, válvulas, isolantes térmicos e outros acessórios, diretamente utilizados no transporte de água. Devem ser projetados a fim de suportar todo o esforço realizado pelo sistema e conduzir a água nas temperaturas e pressão ideais. Devem ser evitados quais quer vazamentos e caso ocorram, devem ser corrigidos o mais rápido possível.

Os isolantes do sistema de água quente deve estar sempre em boas condições de uso, ou seja, caso não estejam mantendo a água na temperatura ideal ou estejam deixando as redes à mostra, devem ser trocados imediatamente.


II.8 - Sistemas de automação e controle
Composto por todo o sistema elétrico e de controle (manômetros e termômetros, por exemplo) e pelos paineis de alimentação. Os painéis devem ser herméticos, pois caso haja algum vazamento nas redes, conexões ou em algum equipamento, a água não entrará em contato com os componentes eletroeletrônicos e nem com as partes descobertas dos fios no interior dos mesmos.



CAPÍTULO III – MODO DE OPERAÇÃO DO SISTEMA HIDRÓFORO

Uma bomba (pump) é responsável por captar a água da rede de água principal (supply from water main) para o tanque de pressão (pressure tank). Como dito anteriormente, este tanque deve ser preenchido de 2/3 de água e 1/3 de ar e sua pressão de trabalho deve ser entre 3,5 e 5 kgf/cm².
Tanto a pressão quanto o nível de água no interior do tanque são controladas pelo pressostato. Conforme ocorre o consumo da água, a pressão no interior do tanque decresce até o valor de 3.5 kgf/cm² e a bomba é acionada a fim de preencher o nível até os 2/3 iniciais. A pressão de ar (1/3 do tanque) é mantida através de uma válvula na rede de ar de controle/trabalho (o sistema fornecedor de ar varia em função do projeto hidróforo e pneumático de cada embarcação). O controle da pressão e do nível de ar no tanque hidróforo é realizado pelos oficiais manualmente através da abertura e fechamento da válvula de alimentação.



CAPÍTULO IV – CONCLUSÃO

O sistema hidróforo é um dos sistemas mais importantes de bordo e é de fundamental importância para a habitabilidade, a higiene e o conforto dos tripulantes. Devem ser providas todas as condições para o seu perfeito funcionamento, como por exemplo, as manutenções preventivas e preditivas e o uso de sobressalentes de boa qualidade. Devem ser evitadas as manutenções corretivas e para que isso ocorra é fundamental a inspeção diária do sistema e a anotação de seu estado. Outras informações já dita, mas que devem ser frizadas é a correção de todos os vazamentos, tão logo sejam detectados e a limpeza periódica tanto dos componentes, quanto dos tanques de aramazenamento de água potável.

Informações adicionais são encontradas nos manuais do sistema e dos seus componentes e caso os cuidados básicos sejam seguidos, dificilmente ocorrerão falhas ou defeitos durante o seu funcionamento.

Um comentário:

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